terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cristo é a nossa Esperança!

"O mês começa com a tradicional romagem aos cemitérios e termina com o início do Advento. Entre a Morte e a Espera atenta e amorosa, proponho às comunidades paroquiais um mês de reflexão, de contemplação, de abertura à beleza. Só Deus pode dar-nos a vitória do amor, da vida sobre a morte e só nós a podemos receber, vivendo-a, agora e para sempre".

A proposta inicial para Novembro propõe o desdobramento do tema em Esperança perante a morte e Esperança perante a Vi(n)da - o Advento inicia neste mês (28/11). É certo que o tema deve ser tratado, pois a morte não deve assustar os cristãos e não se retira o mérito às iniciativas que, certamente, irão despertar o nosso interesse. Já o apóstolo Paulo, escrevendo às primeiras comunidades, exortava os fiéis a "não estar tristes como os outros que não têm esperança". Se de facto, escrevia, cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, através de Jesus, reunirá com ele todos os que estão mortos" (1 Ts 4, 13-14). E, como diz o Papa Bento XVI, “É necessário também hoje evangelizar a realidade da morte e da vida eterna, realidades particularmente sujeitas a crenças supersticiosas e a sincretismos, para que a verdade cristã não corra o risco de se misturar com mitologias de vários tipos”.

Mas, se a razão deste acentuar da “realidade morte” no tratamento do tema Esperança é o facto de o Advento só se iniciar no fim do mês, não deixa de ser igualmente verdade que o dia de “Fiéis Defuntos” é um só dia, e no início do mês, pelo que não se justificará termos um 2010 com “dia de finados” prolongado. Caberá às paróquias contrariar uma certa morbidez que historicamente tem caracterizado os nossos ambientes, e que levou a que as nossas comunidades tenham sempre alguma facilidade em chorar perante Deus e os Irmãos e uma grande dificuldade em celebrar o nosso Deus e a nossa fé.

Na nossa paróquia certamente que se trata adequadamente o tema na riqueza das suas 2 vertentes. E começaram muito bem, com a ideia de convidar as crianças da Catequese para o momento de Adoração do Santíssimo aos sabados.

Sem comentários:

Enviar um comentário