sábado, 17 de março de 2012

Homilia IVº Domingo aos Militares da KTM/KFOR

Deus de tal modo ama o mundo que lhe oferece o Seu Filho Único; de tal modo ama o mundo que lhe entrega, hoje, a Sua Igreja, a fim de esta d’Ele ser testemunha do mesmo amor, da mesma misericórdia, da mesma redenção e salvação.
A beleza da missão da Igreja que somos. A grandeza do Povo que formamos. A riqueza da missão que nos está confiada…Mensageiros da Paz!
Sermos “espelho” fidedigno, sermos rosto transparente de Deus Amor, neste tempo marcado pela “crise”, pelas “crises” tantas e diversas que atravessam o Homem nosso irmão!
Sermos esperança e abraço, sermos paz e sonho, em nome d’Aquele que Se oferece e imola, até ao limite, à loucura da Cruz!
Na verdade, não vivemos, existimos ou celebramos em função de nós próprios.
Somos a Igreja que há-de falar, “gritar” com a eloquência da caridade e da fidelidade esse Amor maior com que Deus presenteia cada homem e mulher nossos irmãos.
O Filho do Homem será elevado, como outrora Moisés elevou a serpente no deserto.
A Igreja será elevada, ao jeito de Jesus, hoje, apenas e quando se decidir à glória da Cruz, ao poder do serviço, à riqueza do desprendimento, à morte de si mesma que gera a vida da humanidade.
A Igreja é elevada, é razão de espanto, é fonte de admiração, é atração de vidas e corações, quando se aventura a caminhar ao “estilo” do seu Mestre, quando se entrega à “sabedoria” de Deus, oferecendo-se como Serva, como disponível para lavar os pés ao próprio mundo.
A nossa missão é sublime. A nossa vocação é fantástica…
Que gozo quando a abraçamos de alma e coração. Que graça quando a acolhemos no mais fundo da nossa alma. Que bênção sempre que nos abrimos à força do Espírito que, como no “ontem” da história, nos quer elevar neste nosso tempo…
Não, não podemos esquecer as palavras do Evangelho: Deus de tal modo ama o nosso mundo que lhe oferece o seu próprio Filho… que nos encaminha em Quaresma, prontos à conversão e à renovação de mentalidades e corações…

Sem comentários:

Enviar um comentário