quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Homilia VIº Domingo 12 de Fevereiro

 
                        “Senhor se quiseres podes curar-me!        
                                  Sim, quero: fica curado”!
É a clara consciência da própria fragilidade, da própria pequenez, do pecado pessoal! Mas é mais, imensamente mais do que isso: é, acima de tudo, a certeza, a convicção, de que em Jesus de Nazaré se encontra a resposta para a sua «lepra» e para as «lepras» de todos os homens de todos os tempos...
Na verdade, importa perceber e aceitar que cada um de nós padece desta «lepra» chamada pecado – que traduzindo, se denomina arrogância, mesquinhez, avareza, maledicência, juízos e condenações, criticas destrutivas, egoísmos, infidelidades, omissões, vinganças, iras, invejas, apatias - e que apenas Deus, na Sua infinita misericórdia nos pode salvar e curar!
“Sim, quero: fica curado”!
Magníficas estas palavras de Jesus! Sim, Ele quer! Ele quer tão somente a nossa vida em abundância, a nossa verdadeira paz, a nossa autêntica e verdadeira felicidade, a nossa plena e fecunda realização.
Mas, perguntemo-nos: queremos nós, de verdade, ser curados? Estamos conscientes nós das «lepras» que nos assolam, destroem e matam?!
Ou permanecemos na ilusão segregacionista de que apenas os outros precisam de ser curados?!  Quanta simplicidade e verdade precisam estas nossas vidas concretas! Quanto despojamento, entrega e abandono urgem à nossa fé! Porque a pior das «lepras» é nem sequer reconhecer a «sua própria doença» e nada fazer para a erradicar! “Sim, quero: fica curado”!
Como não escutar? Como não nos maravilharmos? Como menosprezar esta vontade do Senhor Jesus?
Ele olha-me; Ele ama-me; Ele dispõe-Se a curar-me!
Bastava a minha humildade, a minha verdade…
Bastava ousar ser Seu imitador; bastava desejar acima de tudo a Sua Graça e a Sua paz; bastava parar de ter medo de O olhar olhos nos olhos e esse Seu olhar «esmagar-me-ia», «vencer-me-ia» bem por dentro…

Sem comentários:

Enviar um comentário